Redução de carbono com aluguel de carros elétricos
22/05/2022O mercado automobilístico vem oferecendo mais opções de carros, como tamanhos, estilos, personalização e performance para todos os gostos (e quase todos os bolsos).Um fato que não pode ser ignorado pelas empresas automotivas, é que os carros a combustão contribuem fortemente com o aquecimento global devido aos gases liberados, e que os consumidores estão cada vez mais ligados a questões ambientais.
De olho nessa parcela de consumidores cada vez mais conscientes, os carros elétricos passam a ter uma atenção especial, coisa inimaginável para o pioneiro Thomas Davenport que projetou o primeiro carro elétrico em 1835. Já no Brasil, o primeiro modelo de carro elétrico foi apresentado por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel em 1981.
Com a evolução da tecnologia os carros elétricos vêm ganhando mais espaço e notoriedade no mercado. Em 2017, a venda anual de carros elétricos superou a barreira de 1 milhão de unidades pela primeira vez, reforçando o pensamento do consumo consciente.
Carros elétricos e o novo conceito de tecnologia ecológica
Já tem um tempo que os carros elétricos foram anunciados no mercado, porém a tecnologia para melhorar o desempenho é algo mais recente, tornando o carro elétrico uma opção atrativa para o mercado automotivo e para o mundo todo, por realmente apresentar uma larga vantagem sobre os carros com motor de combustão interna.
Mesmo com todas as evidências apostando que a eletrificação será o futuro do mercado de veículos, ainda há aqueles que discordam. Porém, em um estudo realizado por Georg Bieker, no Conselho Internacional de Transporte Limpo, mostra que um carro elétrico com bateria de tamanho médio emite, ao longo da sua vida útil, entre 60% e 68% menor quantidade de carbono.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios ofertados pelos carros elétricos, abaixo falaremos um pouco mais.
Preocupação com a emissão de poluentes
Sempre houve mudanças climáticas na história do planeta, e todos os anos vemos notícias de clima extremo (como fortes chuvas, enchentes e secas arrasadoras), tenho certeza que já percebeu que esse tema está cada vez mais recorrente nas manchetes. Mesmo os países mais ricos do mundo não conseguem controlar inundações ou incêndios até mesmo em lugares como a Sibéria.
Com tantas mudanças climáticas que presenciamos todos os dias, não podemos ignorar a necessidade de combater o aquecimento global para conservar o equilíbrio do clima em nosso planeta.
Esse problema já levou muitos países a adotarem medidas econômicas e políticas para diminuir a emissão de poluentes em nossa atmosfera. De acordo com o site oficial do governo federal, o Brasil anunciou a meta de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030.
Seguindo esse momento otimista para o mercado de veículos elétricos, o Brasil bateu seu recorde de vendas em 2021, onde tiveram entre carros híbridos e elétricos 34.990 emplacamentos (informação das associações de fabricantes de veículos).
Possuem melhor aproveitamento energético
Você sabia que os motores de carros elétricos têm aproveitamento de cerca de 90% da energia produzida, enquanto os motores a combustão aproveitam em média, apenas 40%?
A ideia é melhorar de forma constante o desempenho e a duração das baterias para uma maior economia da bateria.
Exigem menos manutenção
Por não trabalharem com temperaturas elevadas e nem com componentes ou estímulos de atrito no motor, os carros elétricos não exigem tanta manutenção e nem troca de peças. Sem contar uma maior tranquilidade em relação a troca de óleo lubrificante do motor, assim, a quantidade de lixo é muito inferior!
Não geram calor ou barulho excessivo
Os carros elétricos podem ter seu maior destaque em cidades mais desenvolvidas, pois seus motores não produzem barulho, o que alivia de forma significativa a poluição sonora dos engarrafamentos das grandes cidades.
Sem contar que atualmente as temperaturas estão bem elevadas, e a sensação de calor aumenta ainda mais quando estamos parados no trânsito ao lado de vários motores ligados. Nos trazendo o benefício da redução de danos atmosférico causados pelo calor da combustão.
Carros elétricos podem reduzir a emissão de poluentes?
A produção e carregamento dos carros elétricos são ecologicamente amigáveis? Veículos com propulsão 100% elétrica, não emitem poluentes? Não é bem dessa forma.
Existem alguns momentos que podemos analisar essa performance:
Rodando nas ruas tem a vantagem de ser amigável ao meio ambiente, não despejando gases poluentes;
A energia que carrega esse veículo vem de uma fonte renovável e limpa?
Durante a produção dos veículos existem emissões de poluentes, as fábricas estão trabalhando para reduzir ou compensar?
Como no Brasil cerca de 85% da energia elétrica vem de fontes limpas e renováveis, podemos dizer que os carros elétricos poluem bem menos, afinal, depois da produção, os veículos elétricos não irão mais emitir poluentes, diferente dos carros convencionais que sempre funcionam movidos a combustão.
Outro fator que fortalece a ideia de um veículo ecologicamente amigável, é que suas partes são dez vezes mais duráveis, contribuindo para a redução de danos na hora do descarte de peças e fluidos.
Aluguel de carros elétricos sem burocracia
Dentre os maiores desejos das pessoas, podemos dizer que comprar um carro está no top 3, mas um fator decisivo são os custos que essa aquisição implica. Com a retomada do interesse pelos motores elétricos, as montadoras estão produzindo veículos acessíveis (a quase todos consumidores), existem modelos no Brasil custam a partir de R$165.000.
Praticidade e fim da burocracia, é isso que o aluguel de carros promete. A vantagem é que esse modelo de negócios permite atender todas as necessidades dos motoristas, e que segundo de acordo com Valor Investe, deve aumentar seu faturamento em 17% em 2021.
Por essa e outras questões, o aluguel de carros elétricos pode se tornar a melhor opção para quem quer dirigir sem dor de cabeça. Dentre as vantagens temos assistência 24h, seguro, carros com revisão em dia, zero custos de IPVA, podendo alugar por alguns dias ou mensalmente.
De acordo com a CNN, a locadora de carros Unidas tem como meta ampliar a sua frota de carros elétricos para 80 mil até 2027, com previsão de instalação de mil pontos de recarga no mesmo período pela demanda que ela está criando.
Fonte: segs.com.br