Mercado pouco explorado, locação de caminhões atinge frota superior a 35 mil veículos

Mercado pouco explorado, locação de caminhões atinge frota superior a 35 mil veículos

17/12/2022 Off Por Sam

O mercado que vem se popularizando aos poucos, ainda representa uma fatia pequena do mercado, confirmando que está sendo pouco explorado, a frota de locação de caminhões já conta com um pouco mais de 35 mil automotores.

A frota brasileira de locação de caminhões já supera os 35 mil automotores locados, porém só no segundo semestre de 2022 que o segmento recebeu uma incorporação mais forte, a atividade é comum na Europa, porém aqui no Brasil ela está se popularizando aos poucos, sendo ainda pouco explorada.

No Brasil, já contamos com locação de veículos urbanos de carga, os VUCs, e também modelos maiores como cavalinho mecânico e carretas, as regras impostas também firmam contratos longos de no mínimo 12 meses de duração. “É um mercado que está se iniciando, ainda é explorado por poucas empresas e tem muito espaço para crescer em 2023 entre as locadoras e as fábricas de caminhões”, confirma Paulo Miguel Júnior, Conselheiro Gestor da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis”.

A locadora que representa o segmento é a Vamos que conta com 30.600 caminhões trabalhando com prazo mínimo de 36 meses, a empresa está sendo comandada pela holding que também controla a transportadora JSL. A frota da gigante Localiza conta já com 5.000 unidades, apresentando contratos que variam de 12 a 96 meses. E além das locadoras, algumas fábricas estão se instalando no segmento.

Dentro das fábricas, a primeira a entrar no segmento foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a divisão VW Truck Rental surgiu agora em agosto no Brasil, oferecendo desde modelos Delivery Express, de PBT de 3.500 Kg, indo até o Meteor 28.460, que é um cavalo mecânico capaz de tracionar 70.000 kg, a empresa ainda inclui variantes de carga seca, baús entre outros, os contratos são de 36 meses ou de 60 meses.

Agora em setembro quem entrou neste segmento foi a gigante Volvo, a empresa oferece caminhões, ônibus e equipamentos de construção. Os prazos para locação vão de 24 a 60 meses. Os benefícios da sueca, é bem atrativo, já que você pode alugar um caminhão e ao mesmo tempo negociar a locação de máquinas de construção simultaneamente.

Veja o aluguel de caminhão na VW Já no mês de novembro foi a gigante Scania que entrou neste segmento, contando também com prazos de 24 a 60 meses. As locações da empresa vão começar agora no primeiro bimestre de 2023, ela inclui os caminhões da linha SUPER, modelos fora de estrada e movidos a gás natural ou biometano, trazendo assim uma proposta diferente dentro do mercado.

Os principais clientes das locadoras são as transportadoras, embarcadores e empresas ligadas ao agronegócio para transporte de milho, madeira e soja. Os caminhões dentro do agronegócio se destacam no uso interno das roças e fazendas. A locação mais comum dentre todos os modelos são os cavalinhos. E o mercado mesmo que fraco demonstra crescimentos e popularização e logo ele irá estar mais aparente no dia a dia.

Fonte: agoramotor.com.br