Cliente conectado quer carro com soluções digitais ‘humanizadas’

Cliente conectado quer carro com soluções digitais ‘humanizadas’

02/05/2022 Off Por Sam

Chevrolet, Honda, Localiza, Ipiranga, Porto e Uber são eleitos os melhores em suas categorias

Em meio às dificuldades que surgiram durante a crise sanitária, o setor de transportes procura soluções para recuperar o tempo perdido.

Ainda há problemas no fornecimento de peças e incertezas sobre a retomada, e tudo isso tem forçado as empresas a buscarem alternativas para atrair um consumidor que, nos últimos dois anos, tornou-se mais digital.

VENCEDORES NO SEGMENTO CARROS

  1. Melhor rede de concessionárias: Chevrolet/GM e Honda
  2. Melhor serviço de locação de carro: Localiza
  3. Melhor posto de combustível: Ipiranga
  4. Melhor seguro de automóvel: Porto
  5. Melhor transporte via aplicativo: Uber

A conectividade é, portanto, palavra-chave neste momento. Pesquisa realizada em março pela Webmotors Autoinsights mostrou que 72% dos 5.480 entrevistados no Brasil tinham a intenção de investir mais para ter um carro com sistemas que possam, por exemplo, espelhar a tela do smartphone no painel.

Seja por meio de aplicativos, canais de atendimento ou assistentes virtuais, esse desejo por soluções conectadas tem norteado os investimentos das empresas mais bem avaliadas pelos paulistanos.

Pode parecer um antagonismo, mas demandas surgidas na pandemia obrigaram o setor de transportes a usar o digital para humanizar o atendimento.


REDE DE CONCESSIONÁRIAS: CHEVROLET/GM E HONDA

CONCESSIONÁRIAS INVESTEM EM DIGITALIZAÇÃO

Chevrolet/GM e Honda dividem o primeiro lugar na categoria Rede de Concessionárias. Enquanto a marca do Grupo GM alcança o pódio pela sétima vez, com 8% das menções, a empresa de origem japonesa estreia na liderança com 7%. Ambas trabalham na renovação de seus produtos, com foco na conectividade.

“A pandemia acelerou a digitalização e mudou hábitos de consumo. A busca por versões mais completas e tecnológicas, a valorização da conectividade e o aumento da procura por itens que customizam o automóvel trouxeram novas oportunidades às concessionárias”, diz Domingos Aimola, diretor de operações de vendas da GM América do Sul.

O processo de digitalização inclui serviços financeiros, assistência mecânica e comércio de peças. “O movimento no setor de pós-vendas está em plena recuperação”, acrescenta.

A Honda chega ao pódio impulsionada tanto pelas concessionárias de carros como pela rede revendedora de motos. Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da divisão de automóveis, lembra que em 2021 a empresa completou 50 anos no Brasil. “Ao longo desse tempo, a Honda estabeleceu uma parceria de confiança mútua com as concessionárias, o que permite o compartilhamento de princípios presentes na filosofia da companhia.”

​CHEVROLET/GM
8% das citações
Inauguração 
1925 (GM no Brasil)
Unidades 
600 concessionárias (Chevrolet) e 5 fábricas (GM)
Funcionários 
17 mil na América do Sul
Faturamento
Não divulga
Crescimento 
Não divulga

Creditamos o retorno à liderança da marca Chevrolet à renovação com foco em carros mais tecnológicosDomingos Aimola

diretor de operações de vendas da GM América do Sul

HONDA
7% das citações
Atuação 
Início das importações de motocicletas em 1971 e início da produção nacional em 1976
Unidades
1.100 concessionárias (automóveis e motocicletas) e 3 fábricas
Funcionários 
9.200 no Brasil
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

Esse prêmio é consequência da busca contínua por proporcionar atendimento e relacionamento diferenciados” Marcelo Langrafe, diretor comercial da Moto Honda


SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE CARRO: LOCALIZA

NA PANDEMIA, VIAJAR DE CARRO É OPÇÃO SEGURA

Quando perguntados sobre qual é o melhor serviço de locação de carro na capital paulista, 45% dos entrevistados citaram a Localiza.

“Estamos otimistas em relação a 2022, pois atuamos em um mercado com muitas oportunidades de crescimento. O início da pandemia nos levou ao isolamento social, elevou o dólar e reduziu as viagens internacionais, porém, fez os brasileiros explorarem mais o país, fomentando o turismo doméstico”, diz Elvio Lupo, diretor-executivo de aluguel de carros da empresa. “O carro se tornou protagonista da jornada de mobilidade devido à sensação de segurança, flexibilidade e liberdade.”

O segmento ganhou destaque na pandemia. Segundo a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 46,3% das locadoras aumentaram suas frotas.

LOCALIZA
45% das citações
Fundação
1973
Unidades
620 agências de locação
Funcionários
12 mil
Faturamento 
R$ 10,9 bilhões em receita líquida consolidada
Crescimento 
5,8% na receita líquida consolidada de 2021

O mercado de carros por assinatura se consolidou, e o serviço Localiza Meoo conquistou mais clientes” Elvio Lupo, diretor-executivo de aluguel de carros da Localiza


POSTO DE COMBUSTÍVEL: IPIRANGA

REDE DE POSTOS VENCE PELA OITAVA VEZ CONSECUTIVA

A rede de postos Ipiranga ocupa pela oitava vez consecutiva o primeiro lugar na pesquisa Datafolha sobre os melhores serviços de São Paulo, com 34% das menções espontâneas entre os entrevistados.

Bárbara Miranda, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, destaca o apoio aos distribuidores durante a pandemia.

“Tivemos um olhar atento para as demandas dos nossos clientes revendedores, que estavam lidando com os trabalhadores em um momento adverso”, conta ela. “Focamos nossos pilares de excelência no atendimento ao consumidor, promoção de campanhas de incentivo e ações de desenvolvimento desses times.”

Stelmo Carneiro, diretor de operações da Dover Fueling Solution, empresa de soluções para redes de abastecimento, diz que as principais companhias distribuidoras de derivados de petróleo têm delegado aos revendedores a tomada de decisão nos investimentos.

Ele afirma que as companhias têm investido em geração de energia, incluindo movimentos rumo à eletrificação de suas frotas.

“A agenda da mobilidade faz parte da proposta de valor da Ipiranga”, diz Bárbara Miranda. “O tema ainda é um desafio, mas, com nosso hub de inovação, o Turbo, estamos sempre de olho nessas tendências.”

IPIRANGA
34% das citações
Fundação
1937
Unidades 
7.104
Funcionários 
4.000 diretos
Faturamento 
Não divulga
Crescimento 
Não divulga

Uma das prioridades durante a crise sanitária era manter a operação com segurança” Bárbara Miranda, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga


SEGURO DE AUTOMÓVEL: PORTO

SEGURADORA AMPLIA CANAIS DE ATENDIMENTO

A Porto (antiga Porto Seguro, que passou por reestruturação) foi citada por 58% dos entrevistados como a melhor companhia de seguro de automóvel na pesquisa Datafolha. O índice sobe para 63% entre os que ganham de 10 a 20 salários mínimos.

Um dos diferenciais apontados como determinante para o resultado é a diversificação das coberturas. “Nosso lançamento mais recente foi o plano Proteção Combinada, que combina a contratação de seguro auto e residencial em uma única apólice”, diz Jaime Soares, diretor-executivo de auto da Porto.

O serviço é resultado de investimentos em tecnologia em meio à pandemia. “Tivemos que nos reinventar e criar soluções inovadoras, por isso apostamos em plataformas de atendimento digital, que foram bem recebidas por clientes e corretores”, afirma Soares.

Quanto ao mercado, os dados indicam crescimento da demanda, apesar de a venda de veículos apresentar resultados abaixo do esperado. Levantamento da empresa de inteligência artificial Neurotech apontou alta de 8,73% na procura por seguro automotivo em fevereiro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, enquanto os emplacamentos de veículos leves caíram 24,03%.

Os custos também subiram. A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mostra que o seguro automotivo acumulou alta de 14,96% nos 12 meses até fevereiro, reflexo do aumento dos preços de peças e insumos da indústria automotiva.

PORTO
58% 
das citações
Fundação 
1945
Unidades 
55 sucursais
Funcionários 
13 mil
Faturamento 
R$ 21,5 bi de receita e lucro líquido de R$ 1,54 bi
Crescimento 
Alta de 5,7% no Seguro Auto, encerrando 2021 com 5,8 milhões de unidades

Com a pandemia, intensificamos os investimentos no atendimento pelo aplicativo e pelo WhatsApp” Jaime Soares, diretor-executivo de auto da Porto


TRANSPORTE VIA APLICATIVO: UBER

APLICATIVO APOSTA NA OFERTA DE OUTROS SERVIÇOS

Protagonistas da mobilidade urbana durante a crise sanitária, os carros dos aplicativos de transporte já não circulam por ruas vazias. O trânsito pesado está de volta, mas o que não mudou é a percepção do paulistano a respeito da Uber.

A empresa foi citada por 74% dos entrevistados neste ano —um salto em relação à ultima vez em que a categoria fez parte da pesquisa, em 2018, quando a marca obteve 52% das menções na categoria Transporte via Aplicativo. O melhor resultado se dá entre os mais jovens (81%).

“São Paulo ocupa uma posição relevante para a Uber, mantendo-se constantemente entre as principais regiões para a empresa globalmente”, afirma Fabio Sabba, diretor de comunicação da empresa no Brasil.

A oferta de serviços de compra e entrega de mercadorias ajuda a explicar o desempenho —uma nova interface do aplicativo integra esses produtos. Neste ano, a empresa deixou de transportar refeições de restaurantes, mas segue apostando nas entregas de mercados e de pacotes.

“Acreditamos nesse conceito de plataforma, em que o usuário pode escolher o melhor modal para seu deslocamento e também programar a entrega de uma encomenda ou compra do supermercado.”

Com a alta do preço dos combustíveis, a empresa precisou criar alternativas para fidelizar motoristas parceiros. De acordo com a Uber, o preço das corridas sofreu reajuste e foram investidos R$ 100 milhões em iniciativas como promoções de ganhos adicionais, entre outras.

UBER
74% das menções
Fundação 
2010
Unidades 
Presente em cerca de 500 cidades brasileiras e 10 mil ao redor do mundo
Funcionários 
20 mil globalmente
Faturamento 
Não divulga
Crescimento 
Não divulga

Alguns hábitos que se tornaram comuns na pandemia devem permanecer, como o uso do app para entregas de itensFabio Sabba” diretor de comunicação da Uber no Brasil

Fonte: folha.uol.com.br