Comprar ou alugar um carro? A opção mais econômica depende da realidade de cada pessoa ou família

Comprar ou alugar um carro? A opção mais econômica depende da realidade de cada pessoa ou família

06/05/2022 Off Por Sam

Locação de veículos é tendência, mas aquisição ainda representa comodidade

Alugar ou comprar? Essa pergunta não tem uma resposta pronta. Para saber o que seria mais benéfico na sua rotina, primeiro é preciso analisar quais seriam as suas necessidades com o carro. O veículo seria usado diariamente? Seria mais para os passeios de fim de semana? Ou algo necessário para o trabalho?

Novas gerações têm optado cada vez mais pelos serviços em streaming, ou seja, a assinatura de itens ou produtos necessários. Isso é feito com, praticamente, tudo hoje em dia e com o carro não seria diferente, e dessa forma, as locadoras começam a ganhar cada vez mais espaço.

O aluguel de automóveis tem se mostrado uma tendência de mercado, com um aumento expressivo nos últimos 5 anos, com destaque para 2021, no qual obteve um crescimento de quase 13% de acordo com dados divulgados pela ABLA  (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), divulgado em março deste ano.

Para saber o que seria mais econômico para a sua realidade, é necessário pensar em quantas vezes você usaria o carro por mês, por exemplo, para ter dimensão do quanto se gastaria com aluguel, multiplique o gasto ao longo do ano. Agora compare com o valor da aquisição de um carro, mais a média dos gastos anuais com gasolina, impostos e manutenção. E aí, o que pesa mais na balança?

Ter um carro na garagem pode ser benéfico no caso de emergências e pela praticidade de não precisar ir em busca de um modelo sempre que necessário, mas em compensação, alugar um veículo apenas quando preciso pode ser de grande economia para uma família, que não precisará arcar com todas as manutenções e impostos do veículo.

Fonte: ovale.com.br